INDICAÇÕES, MÚSICA

Tigran Hamasyan

Imagem: YouTube

Leonardo Valverde
Praga – Tchéquia

Tigran Hamasyan (Տիգրան Համասյան), pianista, jazzista. (n. 1987).

Divido com os leitores um prazer que tenho tido nessa segunda década do século XXI, a de escutar o músico, pianista, compositor e jazzista, Tigran Hamasyan. Um músico arménio, que toca piano desde os 9 anos de idade, quis ser guitarrista de trash-metal, mas resolveu ser um músico de jazz — sorte nossa.

O jazz criado por Hamasyan é mágico, vai além de um jazz convencional; suas influências não veem apenas de jazzistas clássicos (como não lembrar da improvisação do Coltrane? Ou do piano de Thelonious Monk?), mas também de músicos armênios (os leitores conhecem Arno Babajanian? Ou Avet Terterian?), e de uma música arménia com 3 milênios de existência. Hamasyan consegue ir ao passado e trazer essa música renovada, e como jazz, com toda a improvisação mágica que o jazz permite. O jazz de Hamasyan conta histórias, histórias da montanhas arménias, de um passado que não volta mais, no entanto, está presente, nas teclas de um piano, no dedilhar de ritmos antigos e a improvisação nova — ou renovada — do jazz.

Eu tive a oportunidade — e a experiência mágica — de escutá-lo ao vivo, num concerto solo, onde sua música, seu piano, fez história no Teatro Rudolfinum, em Praga, em 2024.

Aqui deixo-os com o link desse concerto que assisti, exatamente o mesmo, onde eu estava na plateia escutando encantado a música do arménio Tigran Hamasyan:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *